quarta-feira, 8 de julho de 2009

Histórias de vida...

Ca vai desabafo...

Estava eu anteontem à espera na secretaria da escola, a rezar para que ainda houvessem senhas na Loja do Cidadão (sim porque para "certificados de registo criminal" sao senhas específicas e so ha 340 por dia).
Nisto telefono à Joana para que ela me faça o favor de ir aos Restauradores, tirar uma senha para mim, e esperar até eu chegar a Lisboa.
Fico a saber que a minha senha era ja pra cima do nº 250 (e o bonito era que o monitor da Loja do Cidadão marcava agora o nº 58 !).
Ora eu tava-me a ver bonito, uma vez que estes papéis especificos, que eu tencionava levantar, eram para ir entregar na Academia Militar até às 16h30! (Nisto já era meio dia, e tinham andado os tais 58 números desde as 8h30 da manha --' )

Eu e a Joana iamos falando, resumindo-se nisto:
J: "Fogo isto aqui é so estrangeiros, não há prioridade para portugueses?!"
R: "Concordo, devíamos ter prioridade!"


É entao, que descubro que nao so nao ha prioridade para os Portugueses, como me esfregam na cara que os estrangeiros com crianças passam à frente do Papa, se preciso for!

E continua a conversa:
J: "Nao acredito nisto! Há pessoas aqui desde as 8, e chegam estes e em 20 minutos ja estao despachados!" (sim porque ha pessoas que decidem levar os seus 50 filhos aos berros...na volta tao despachados antes de sequer entrarem na Loja...)
R: "Vais ver, quando tiver filhos, depois de um bom dia de praia, venho passear com eles à Loja do Cidadão. Vai ser so despachar papelada!
É isso e nas caixas do Continente, também dá jeito..."


E com isto chego a uma pergunta (que espero que alguem me saiba responder):

Porque raio é que os estrangeiros nao tratam dessas porcarias na Embaixada??
Nao existe uma Embaixada de Espanha? Uma Embaixada de Angola? Era tudo mais rápido para todos, e a veia xenófoba dos Tugas (que começa a pulsar com a impaciencia) permanecia tranquila...
Não quero parecer racista nem nada do género, mas parece-me uma pergunta pertinente.


Conclusão: A Joana acabou por reparar na maquineta da senhas, onde dizia que se podia tratar deste assunto em Queluz. Foi o que fiz. Cheguei la e ia na senha "B 0016". Eu era o B 0017. Despachei-me em 7min34seg...
Ganhei horas de vida, que mais me pareceram anos...!
Com a taxa de imigração em Portugal, bem que podia ter levado o saco-cama para a Loja do Cidadão.........

Enfim, ta desabafado =) **

4 comentários:

Romina disse...

LOL...sempre bom claro:P

Guida Palhota disse...

Olha, Rafa, nunca te esqueças (mas NUNCA mesmo!) de pedir o "Livro de Reclamações", sempre que sentires que tens razão. (Tenho experiência do que falo: gera-se logo uma atrapalhação nos funcionários - que nem por sombras querem que tu lá escrevas - e és o primeiro a ser atendido).
Atenção: Conselho para usar só quando há a certeza de se ter razão.

Canhotas

Guida Palhota

Sergio disse...

Caríssimo:

1-Se tinhas de entregar algum papel nesse dia, já devias ter tratado disso antes... vcs não aprendem com os vossos erros...

2-Em qq sitio que vás é normal (e bem na minha opinião) que pessoas com crianças de colo tenham prioridade de atendimento, estrangeiras ou não...

3-Tens a certeza que era estrangeiros? é que normalmente eles não andam com o "rótulo" na testa... certifica-te antes de qq acusação.

4-Devias ter procurado antes, se podias obter esse papel em Queluz... é sempre melhor que uma Loja do Cidadão... normalmente só vale a pena lá ir se tens 3 ou 4 assuntos a tratar em entidades diferentes.

5-Dá-te por contente teres amigos que te fazem os favores todos... imagina que só contavas contigo... nesta situação estavas tramado..

Forte Canhota

S

Rafa disse...

Primeiramente gostaria de agradecer a dica da Guida Palhota (espero que nao leve a mal tratar por tu). E tenho a dizer que, a meu ver - e no da maior parte dos "ultrapassados" - essa seria uma boa soluçao. Ainda assim, e por respeito a todo e qualquer individuo, fico-me pela indignação (a nao ser claro que o assunto seja mais grave) =)



Agora nós "S":

Caríssimo Chefe,

1- plenamente de acordo neste ponto, mas no meio de exames e tal, tinha deixado arrastar o assunto (nao servindo de desculpa claro...)

2-Eu ate consigo compreender que sim, mas do meu ponto de vista, ha muitas pessoas que se aproveitam da situaçao, uma vez que os bebes nao podem despachar a papelada e ate atrapalham... Mas ok ate te dou parte da razao!

3-Obviamente que fiz questao de verificar que eram estrangeiros, uma vez que rotulá-los à toa seria pisar a linha que divide a minha indignaçao do puro racismo..e queria que percebessem que nao tou numa de preconceitos, apenas de mais um cidadão que vê meio mundo passar-lhe à frente qdo ja tem umas boas horas de espera em cima. E eram mesmo estrangeiros uma vez que nem "portugues arranhado" eles falavam --'

4-novamente de acordo, mas nao tinha conhecimento que se podia tratar deste tipo de assuntos em queluz, nem tao pouco vi nada na net sobre isso. Foi apenas pura sorte. E uma vez que nao adivinho, na altura a minha unica opçao era mesmo a Loja do Cidadao e as suas 340 senhas por dia..

5-E dou-me por contente...faria o mesmo por qlqer amigo meu =)

Espero que a divergência nos pontos de vista nao me valham um par de calduços =P
Mas gostei da atenção prestado ao "meu" assunto !

Canhotas a todos os intervenientes deste pequeno debate *