quarta-feira, 26 de novembro de 2003

O escuta não é, nem nunca será escravo de alguém.
Os ensinamentos do escuteiro tem como basa a honestidade e o bem-estar dos outros e por isso mesmo a saudação é um sinal de respeito, nada tem de servil.
Um escuteiro vale tanto como qualquer outro, seja ele superior ou de outro estatuto social.
O escuteiro revela um espírito aberto e é uma pessoa modesta e virtuosa.

Era tão bom se fosse assim...

Avisos!

Olá!

Não se esqueçam que o material tem de estar TODO pronto para ir para campo na quinta feira... sem desculpas! não inventem!

Espero que todos tenham comprado sisal (pois o que está molhado está podre) e que levem camisas para os camping gás!

Não se esqueçam também que a farda é de botas os sapatos (olhem que vai chover pelo que o melhor é as botas) e toda a malta tem de levar lanterna e faca de mato...
Na certeza que se vão fartar de ouvir apitar... me despeço até sexta!

uma forte canhota

tempo para o fds... o habitual!!

domingo, 23 de novembro de 2003

Palestra de bivaque nº 3 - Entrada para o Escutismo

Pode o escuta ser escravo ou capacho de alguém?

Pensem bem...!!!

sexta-feira, 21 de novembro de 2003

Uma dica!!!



Já que este campo vai ser do sebastião... vejam este link para vos inspirar...

Resposta a Palestra nº2

Oi galera tudo bem?espero que sim ;)
Bem depois de termos reflectido um pouco sobre a pergunta que nos foi posta chegamos a conclusão que BP adorava dormir fora de casa quando estava no campo e isso fazia dele um verdadeiro escuteiro,pois adorava dormir ao ar livre e estar em contacto com a natureza,além disso ele cumpria rigorosamente a lei do escuta tal como nós o devemos fazer ,pois só assim estaremos a preparar-nos para ser bons cidadãos não só do nosso país mas também do mundo inteiro.

Uma beijoca muito grande da Brazuca da IIIª

terça-feira, 18 de novembro de 2003

Tinha que ser!!!

O que vocês vão aqui ler não tem nada a ver com o Escutismo, mas, a minha alegria é tanta :) , que eu tinha de dizer isto.

(Provavelmente já sabem)

(: A equipe de Portugal Sub-21 apurou-se para a fase final do campeonato europeu e para os Jogos Olímpicos :)

Após um longo e difícil jogo contra a Selecção Francesa, depois do prolongamento, depois de 7 penalties, num total de 120 minutos, lá conseguimos ganhar. UfA!!!

Já viram, tive 120 minutos agarrado à televisão. Mas valeu a pena o sacrifício.

Se forem verdadeiramente Patriotas cliquem em " ideias pioneiras " e escrevam PORTUGAL

Uma forte canhota do Morzário (MORcego + roSÁRIO)

Pontuação a 18 de Novembro de 2003



Como podem ver, a condor é a equipa que vai à frente, ligeiramente destacada das outras equipas.. muito devido à sua optima assiduidade no acampamento de Secção..

segunda-feira, 17 de novembro de 2003

Resposta relativa á Palestra Nº.2

Muito boa noite, pioneiros e chefes!!!
Espero que a semana vos esteja a correr bem (e assim continue...)!
Pedimos desculpa pelo atraso, mas não foi possível responder mais cedo devido a vários factores condicionantes que se confrontam nesta nossa vida!!!! =P
Após uma leitura atenta e uma reflexão profunda, chegámos á conclusão que ser um Explorador da Paz é algo bastante difícil, mas gratificante, pois o Explorador da Paz é aquele que consegue dirigir um exército na medida em que todos o seguem pelo seu bom exemplo, é aquele que serve a sua pátria sem cessar, que faz com que esta vença e seja inaltecida, aquele que toma atenção a todos os acontecimentos que o rodeiam, de forma a poder sempre agir da forma mais apropriada perante as mais variadas situações.
Um verdadeiro Explorador da Paz tenta sempre dar o seu melhor em todas as situações, faz tudo para que os que o rodeiam estejam bem e sigam o caminho mais correcto, mesmo que seja necessário que este explorador de caminhos árduos e obscuros dê a sua vida, o seu sacrifício máximo para que o caminho, o mundo se torne um pouco melhor!
Nesta equipa de lutadoras, também existem verdadeiras Exploradoras da Paz, pois todas nós exploramos incessantemente este mundo, todas nós procuramos novos caminhos que permitam que todas as pessoas tenham uma vida melhor, uma caminhada mais facilitada e feliz!
Todos nós pioneiros, todos nós escuteiros somos Exploradores da Paz, pois todos estamos atentos a todos os acontecimentos que nos rodeiam, de forma a enfrentá-los (por vezes também com algum medo, o que faz de nós pessoas corajosas) de cabeça erguida e com confiança que venceremos todos os obstáculos da forma mais adequada!
Continuem a vossa caminhada, Exploradores da Paz, pois um mundo cruel vos espera, um mundo que tem que ser alertado para as formas mais correctas de viver, para a beleza do amor e da fraternidade, um mundo imperfeito em constante aperfeiçoamento dominado por todos estes Exploradores da Paz que o pretendem modificar e tornar melhor!!!!
Uma forte canhota...

Equipa Condor

Goooooood Mooooooooooooorning 3ª!!!!!!!!!!!!!!!

Até que enfim, ufa!!!computador estragado, net devassada, virus cibernautico atras de virus cibernautico, monitor avariado, bem tudo isto so me possibilitou inaugurar hoje o nosso magnifico, unico, espectacular, estrondoso, fantastico, buedasupermegacurtidoradicalfixemixpá blog!sem duvida o melhor do mundo e talvez da europa!mais, fiquei fascinado por a 1ª coisa que li ter sido o comentário tão profundo, sentido do nosso tão macho Ricardo Nunes, vulgo Pintas!
Bem malta já viram a receita das Massa à Barto?AINDA NÂO???DO QUE È QUE ESTÂO À ESPERA?????DE UM CONVITE?UMA PASSWORD??UM USERNAME???bem, bem...Ai de quem não as souber fazer, é bom que leve capacete pois vão levar na cabeça!!!!
1 de Dezembro de 1640...ainda se lembram??sabem o que aconteceu ou já deu de Hip Hop das vossas lindas cabecinhas??.....Investiguem, procurem......Sabem que mais??A TERCEIRA È DO SEBASTIÂO!!(vulgo do se bem)
Canhota forte e amiga do LUSUS - O Cavalo Lusitano - SIM O CAVALO!!!

Receita da Massa à Barto!

Certamente já ouviram falar na magnifica equipa que surgiu no ano escutista 1998/99...A equipa Bartolomeu Dias!!!
esta é uma receita que esses cinco fabulosos deixaram para a eternidade!!!
para saber mais acerca dessa equipa vão a www.bartolomeudias.blogspot.com

Massa à Barto (para 6 pessoas)

ingredientes

4 dentes de alho
2 cebolas grandes
400g de Bacon aos cubinhos
5 latas de atum
1kg de massa farfalle (laçinhos)
2 pacotes de natas
1 pacote de polpa de tomate
Azeite e sal qb

sugestão: 2 ovos cozidos e queijo parmesão

Para a massa

1 - deixar ferver uma quantidade de àgua abundante, com sal qb e um fio de azeite
2 - juntar a massa a deixar a cozer até a massa ficar "al dente" (ou seja, não muito cozida)
3 - retirar do lume e escorrer a massa


Para o molho

4 - Fazer um bom refogado com cebola, alho e azeite
5- Acrescentar o bacon, deixar refogar
6- Adicionar a polpa de tomate e, mais uma vez, deixar refogar
7- juntar as natas e deixar mais uns minutinhos ao lume (2/3 minutos)
8- Acrescentar o atum e deixar cozinhar mais 2/3 minutos


9- Juntar a massa ao molho e envolver tudo

sugestão:

picar os ovos cozidos e acrescentar com o queijo por cima do preparado


bem, com isto tudo já estou cheio de fome.. e só vou almoçar daqui a 3 horas!!!!

uma forte canhota

J.S.A.

domingo, 16 de novembro de 2003

Resposta da ESQUILO....um bocadinho atrasadita......

Bem aqi vem finalmente a resposta da equipa mais fantastica da III aaaaaaaaaaaaaa ESQUILO....um nadinha atrasada...mas enfim :P.....!!!!!!!!
Agora falando a sério ...depois de debatermos MUIIIIIIIIIIIIITOO sobre a questão chegamos à conclusão que um explorador de paz é alguém com coragem,astucia, que se arrisca pelos outros, pelo o seu país. É alguém que esta sempre disposto a enfrentar o perigo por uma boa causa. No fundo ser explorador de paz é ser Escuteiro , sabes sobriviver na selva, saber aproveitar o que a Natureza nos dá, saber servir o nosso país, ajudar os que necessitam para como B.P. nos dize na sua última carta "...deixar o mundo um pouco melhor de que o encontraste....".
Mas não é facil ser-se explorador de paz é preciso ter-se coragem, por vezes fazer sacrificios...deixar o conforto de casa para ir para o incerto, para o imprevisivel...!
Todos nós, Escuteiros, somos Exploradores da Paz.....e temos uma longa caminhada a seguir por vezes andaremos por caminhos seguros outras vezes não por isso temos que estar preparados para tudo e prontos para auxiliarmo-nos mutuamente!
Equipa Esquilo

Palestra nº 2

Olá a todos! Tentem adivinhar qual o curioso hábito de B.P. que esta palestra nos revela. Vá lá! Já adivinharam??? Sim? Então respondam...!!!

Boa caça!
JSA

sexta-feira, 14 de novembro de 2003

Respostas da MORCEGO

Oi!
Primeiro que tudo queria pedir muitas desculpas, em nome da MORCEGO ,por ter demorado a responder às perguntas, mas, mais vale tarde que nunca.
Agora que respondo é um dois em um...

Resposta a questão sobre o Prefácio

Após uma longa discussão e depois de muita tareia, chegámos à conclusão que B.P. escreveu o "Escutismo para Rapazes" (e não para raparigas) porque queria ensinar aos jovens a arte de Explorar. Ele queria transmitir a sua experiência de vida aos jovens. Viveu várias aventuras e queria ensinar os rapazes da cidade como sobreviver quando estivessem perante uma. Tal como o nosso ano o tema principal do "Escutismo para Rapazes" era a formação de jovens.

E lá vai uma...

Resposta á questãoo sobre a Palestra de Bivaque nº 1

Após uma longa discussão e depois de muita tareia, chegámos à conclusão que um Explorador de Paz é uma pessoa que em tempo de paz faz coisas fora do quotidiano que exigem muita coragem e engenho. Podemos mesmo dizer que ser um Explorador de Paz ou ser Escuteiro é a mesma coisa, ou pelo menos espera-se que seja a mesma coisa, pois o Explorador de Paz é perito na arte de explorar, nós também, sabe viver na selva, nós também, em toda a parte se sabe orientar, nós também, sabe cuidar da sua saúde, nós também. Para além disso dispensam as comodidades e boa prova de que nós também dispensamos as comodidades, basta olhar para os belos abrigos que fizémos neste campo!!!
Em poucas palavras, um Explorador de Paz é um homem que presta Serviços Úteis à comunidade.

E lá vão duas!!!

Okei, espero que depois de lerem as nossas respostas percebam porque é que B.P. escreveu o "Escutismo para Rapazes" e o que é um Eplorador de Paz.



Uma Canhota forte da Morcego :[

quarta-feira, 12 de novembro de 2003

Então?

As respostas às perguntas colocadas teimam em chegar. A Morcego não respondeu à primeira pergunta e ainda ninguém escreveu nada sobre a segunda pergunta.

ENTÃO MALTINHA!!!??!!!

Ser Pioneiro é...?

Queremos saber as vossas opiniões. Escrevam!!!

Mas primeiro leiam o que o C.N.E. diz. Vejam se concordam ou discordam. Critiquem! OPINIÕES!!!

IMPORTANTE!!!

A camioneta grátis para o Continente passa nos 4 Caminhos entre a 13.15 e as 13.30. É por isso fundamental que os seis elementos que irão participar na Campanha do GIL (dois de cada equipa) estejam sem falta na sede às 13h, impecavelmente fardados. Não deixem o agrupamento ficar mal!!!

B.P. artista

Os desenhos que estão nos vossos Escutismo para Rapazes foram feitos pelo nosso fundador. Aqui está uma imagem, de lenço ao pescoço, agarrado às tintas e às telas.

terça-feira, 11 de novembro de 2003

Boas noites

oi rapaziada!!!!
espero que o campo vos tenha corrido bem.
apanharam cá uma molha. ah ah ah (tou no gozo), tive pena de nao ir.
Mas no campo de natal a gente se encontra.

Chefes!!!!!!!!!
Espero que nao me tratem mal, se nao eu tenho de me chatear.
Portem-se mal mas com juiso!!!!
uma canhota

segunda-feira, 10 de novembro de 2003

tudo recuperado?

Olá pessoal...
tudo recuperado? espero que estejam todos bem.. um bocaditos cansados.. mas bem!
vou vos relembrar os vários avisos...
1) os relatórios são para ser entregues durante esta semana.. a data limite é o conselho de guias do domingo!
2) para a malta que vai ao Gil, é para estar às 13h na sede, impecavelmente fardados.
3) para a malta que tem de vir arrumar o material de campo, não se esqueçam que a concentração é às 14h30m, na sede.
Que tenham uma boa semana e que as reuniões de equipa corram bem...
uma forte canhota

domingo, 9 de novembro de 2003

Palestra de bivaque n.º 1 - Serviços dos exploradores

O que é um explorador de paz? Algum de vocês seria capaz de o fazer?

Não se atrasem nas respostas!!! Isto só tem piada e utilidade se ficar tudo seguidinho...!!!

sexta-feira, 7 de novembro de 2003

Hoje vamos para campo!!!!!!!!!!!!



Pois é, por volta das 21h, a nossa secção vai se reunir na sede, para depois rumar à Quinta da Fonteireira para o primeiro campo de secção do ano escutista 2003/2004!
Espero que corra tudo pelo melhor...
uma forte canhota e até logo


quinta-feira, 6 de novembro de 2003

Resposta da condor...

Muito boa noite!!!
Primeiramente, gostaria de mencionar que o aniversário de agrupamento foi espectacular, pois mais uma vez tivemos a oportunidade de conviver em agrupamento e de conhecer os novos elementos que desejam juntar-se a nós... enfim, uma noite maravilhosa!!
Relativamente á razão que levou B.P. a escrever o "Escutismo para Rapazes", a equipa condor concluiu que o objectivo principal seria o de passar uma mensagem que B.P. considerava importante aos leitores (destinatário eram os jovens, principalmente rapazes).
Essa mensagem abrangia vários aspectos, tendo como objectivo principal a formação dos jovens. Essa formação era a nível da vida em campo, nomeadamente a forma de fazer uma fogueira, de construir um abrigo, etc... enfim, os conhecimentos fundamentais para disfrutar da natureza, interagindo com esta (sem a destruir).
B.P. pretendia assim, cativar os jovens para a vida em campo, afastando-os de outras formas de vida consideradas indesejáveis, através da transmissão dos seus vastos conhecimentos e ideais escutistas, ajudando-os a tornarem-se pessoas melhores a vários níveis (desde a autonomia, á criatividade, passando pela capacidade de agir em situações inesperadas).
Nos escuteiros nós seguimos os conselhos e tentamos apreender os conhecimentos que B.P. nos proporciona, de forma a tornarmos o escutismo mais interessante, inovador e perfeito, formando-nos a nível prático, mas também a nível pessoal.
Devemos toda esta nossa formação a B.P.!

Equipa Condor.

43!!!

Bom dia pessoal...



Hoje o Agrupamento faz 43 anos!!! já está a ficar velhinho.. mas continua cheio de saude e força de vontade para mais 43... espero!!!
Pelas 21h30m lá estaremos todos para apagar as velinhas e comer um bocadito de bolo... depois do jantar sabe sempre bem um docinho!!!
até lá
uma forte canhota

Para todo este pessoal q é tão especial...

Olá pessoal desta tão bela secção, a nossa IIIª!!
Espero q esteja tudo óptimo convosco...
Comigo está tudo maravilhoso, pois tenho tido uma semana daquelas bastante atarefadas no campo do estudo e estou a ficar um pouco em baixo, mas hoje tive oportunidade de viver uma experiência bastante tranquilizante: acabei de vir do mar... fui caminhar um pouco, aproveitar a brisa da noite e espairecer!!! Se poderem aproveitem e façam o mesmo, pois é do melhor!!! Sentem-se novos...!
Mas, falando de outras coisas mais estimulantes e engraçadas... como estão a correr as primeiras semanas deste novo e magnífico ano escutista? As reuniões de equipa estão a correr bem?
Espero que me respondam, pois vamo-nos ver daqui a uns dias em campo...
BOA CAÇA, PESSOAL!!!
Nunca se esqueçam:

O VOSSO MELHOR PODEM DAR,
MAS SERÁ SEMPRE A CONDOR A GANHAR!!!!!

TiXa, Condor.

quarta-feira, 5 de novembro de 2003

Queriam a resposta? Cá está ela......

Olá a todos :)

Bem, a Fantástica equipa ESQUILO chegou a uma conclusão e aqui tém a nossa resposta: B.P. lembrou-se de escrever o Escutismo para rapazes (e raparigas também..) porque queria preparar os jovens para o futuro.Outra razão era a de eles tomarem mais contacto com a natureza e também para aprenderem a lutar pelos seus objectivos.

Parece-vos bem?? Nós esperamos muito sinceramente que sim ;)

Mts abraços para todos *****

segunda-feira, 3 de novembro de 2003

Só para Experimentar

Hey, pessoal.
Estou só a experimentar, estas novas tecnologias!

AH, já agora no Sábado tivémos reúnidos com os nossos QUERIDOS CHEFES e eles disseram-nos que este ano vai ser sempre a bombar!!!!!!

Por isso preparem-se...

Por não haver mais nada a tratar publiquei este blog por volta das 20h58min.
:)ah ah ah(:

domingo, 2 de novembro de 2003

Inicio do ano Escutista.

Oi, pessoal está tudo bem com vocês? Comigo está tudo bem. O ano escutista começou agora e estou a gostar, espero que este ano seja tão bom ou melhor que o ano anterior. Também espero que todos gostem deste ano principalmente os novos.
Não tenho mais nada a acrescentar.
Portem-se bem.

Prefácio

Quais as razões que levaram B.P. a escrever o Escutismo para rapazes? Para se armar em professor?

Respondam!!!